Campanha Agosto Azul realizou quase 1.200 exames nas Unidades de Saúde de Ibaiti

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti realizou no mês de agosto a campanha “Agosto Azul”. Durante a campanha, voltada à saúde do homem, todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS do município estiveram realizando consultas para os homens, vacinas e testes rápidos de HIV, hepatite B e C e Antígeno Prostático Específico (PSA) para câncer de próstata.

Foram realizados 586 testes rápidos de Hepatite B, C e HIV e 613 exames de PSA coletados. Cerca de 841 homens compareceram nas UBS para realizarem os exames durante a campanha. Também foram realizadas palestras sobre hipertensão arterial e diabetes nas Unidades Básicas de Saúde.  O Agosto Azul foi instituído no Paraná em 2012 pela Lei Estadual nº 17.099.

Durante todo o mês de agosto, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti estiveram realizando atendimento especial ao público masculino. “É inegável a importância de campanhas de conscientização e incentivo à prevenção e detecção precoce de diversas doenças que atingem à população. A Campanha Agosto Azul é dedicada à saúde do homem e tem o objetivo de chamar a atenção para a importância de hábitos saudáveis e preventivos para sua saúde”, disse o secretário de Saúde Wilha Galdino.

Para o prefeito Dr. Antonely de Carvalho, que também é médico, praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas e visitar um médico regularmente, são cuidados fundamentais para a saúde do homem. “Queremos que os homens ibaitienses também tenham um cuidado com sua saúde, que tenham bons hábitos e um estilo de vida saudável. A Campanha Agosto Azul teve o objetivo de reforçar isso e mobilizar a população masculina ibaitiense” disse o prefeito Dr. Antonely.