Sonho de mais de 20 anos, água potável encanada em casa agora vai atender 99 famílias da comunidade rural

Ibaiti, quinta, 26 de abril de 2018
PRINCIPAL
Sonho de mais de 20 anos, água potável encanada em casa agora vai atender 99 famílias da comunidade rural
NOTÍCIAS
PREFEITO DR. ANTONELY E PRESIDENTE DA SANEPAR, MOUNIR CHAOIWCHE INAUGURAM SISTEMA DE ÁGUA NO ASSENTAMENTO PLANALTO

O prefeito de Ibaiti, Dr. Antonely de Carvalho e o presidente da Sanepar, Mounir Chaoiwche inauguraram nesta sexta-feira (26), o sistema de abastecimento de água do Assentamento Planalto que vai atender 99 famílias da comunidade rural.

 

Com a participação das famílias que agora passam a ter água potável encanada em casa, um sonho de mais de 20 anos, o sistema do Assentamento Planalto foi inaugurado no início da noite desta sexta. A implantação do sistema de água no assentamento só foi possível graças ao esforço em conjunto da Prefeitura Municipal, através do prefeito Dr. Antonely de Carvalho, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo, através do secretário Hudson Junior Gonçalves, da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos, através do secretário Dr. Guilherme Augusto Oliveira Leite, dos diretores Antônio Carlos Donola e Cláudio Tristão e trabalhadores do Pátio de Máquinas.

 

O presidente da Associação dos Moradores do Assentamento, Avenício da Silva, e o presidente da Associação da Água, Darcy Antero do Carmo, falaram da importância dessa conquista e de receber apoio da Prefeitura para a manutenção do sistema, que será operado pela própria comunidade.

 

O prefeito Antonely garantiu aos moradores que a prefeitura dará o suporte necessário em situações emergenciais. Ele contou que o sonho da água potável na comunidade vem desde a década de 1990, quando surgiu o assentamento com mais de 100 famílias. "Trabalhei como médico no Campinho, conhecia a necessidade dos moradores e acompanhei todo esse processo de conquista de um sistema de água", disse.

 

Segundo o prefeito, foram feitas várias tentativas nas gestões passadas até que, nos últimos 12 meses, uma parceria entre a Prefeitura e a Sanepar possibilitou a implantação do sistema, orçado em R$ 358 mil, com poço, reservatório e rede de distribuição.

 

Assim que chegou a água potável em casa pela primeira vez, em 26 anos, Helena Pereira de Souza Otávio tratou logo de beber. "Nunca tivemos água. Padecemos bastante. Encontramos uma mina, numa reserva perto, que só tinha água quando chovia. Sem chuva, a gente buscava água nos vizinhos. Então eu agradeço muito", disse.

 

Para o presidente da Sanepar, poder atender a uma comunidade como aquela ressalta a importância do papel social da Companhia. Mounir disse ainda que toda a comunidade deve cuidar da água potável com bastante carinho e atenção. "A água é de vocês, que devem cuidar para não desperdiçar e usar o sistema de forma consciente", disse o presidente da Sanepar.

 

Participaram do evento a primeira dama e presidente do Provopar, Flaviana Fadel de carvalho, o vice-prefeito Ulisses Mingote, técnicos da Sanepar, secretários da prefeitura, vereadores, moradores do Assentamento Planalto e outras autoridades do município.

Edição: Gilson Sarrafho

 

 

FOTOS
SERVIÇOS