Ibaiti, quinta, 17 de agosto de 2017
PRINCIPAL
NOTÍCIAS
PREFEITO DR. ANTONELY E PRIMEIRA DAMA FLAVIANA RECEBEM SECRETÁRIA FERNANDA RICHA EM EVENTO COM 400 CAFEICULTORAS DO NORTE PIONEIRO

A secretária da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa, participou nesta terça-feira (9), do 5º Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, no Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros Das Colinas (CTG), em Ibaiti.

O evento foi organizado pela Emater, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Prefeitura Municipal de Ibaiti e reuniu cerca de 400 cafeicultoras da região. São elas, em sua maioria, proprietárias de pequenas áreas de agricultura familiar, mas há também parceiras, que cultivam a terra cedida pelo proprietário.

Fernanda Richa foi recebida pelo prefeito Dr. Antonely e a primeira dama e presidente do Provopar de Ibaiti, Flaviana Fadel de Carvalho.

Dr. Antonely ressaltou a importância do evento no município de Ibaiti para mostrar à sociedade o envolvimento da mulher no campo. Ele ainda destacou o trabalho realizado com as mulheres, possibilitando a independência financeira e empreendedorismo. “Na maioria das propriedades rurais, as mulheres estão sempre envolvidas em todo o processo da produção do café, do plantio à colheita. Este encontro vem trazer informações, capacitação profissional e consequente valorização do trabalho da mulher na produção do café da nossa região”, disse.

O prefeito ressaltou os esforços da nova administração para a readequação da estrutura mecanizada do pátio de máquinas para atender a população. “Nossa administração está trabalhando para melhorar as condições das famílias no campo. Nesta semana conseguimos readequar uma verba que estava parada desde 2012 e iremos trazer para Ibaiti duas grades aradoras e duas grades niveladoras para atender os produtores rurais”, falou o prefeito.

Dr. Antonely ainda reafirmou o compromisso do fornecimento de 250 mil mudas de café e 1.000 toneladas de calcário que serão subsidiadas pela Prefeitura de Ibaiti aos produtores de café do município.

O prefeito também salientou a boa relação entre a Prefeitura e Legislativo. “Nos próximos dias o município de Ibaiti vai receber através de emenda parlamentar do deputado Mauro Moraes, mais um trator agrícola. Um pedido feito pelos vereadores que vai atender as famílias no campo” concluiu o prefeito.

Fernanda Richa falou sobre a importância da cafeicultura na história do Paraná e a contribuição das mulheres agricultoras no Ciclo do Café, período de grande desenvolvimento para o Estado. “O Paraná e o café têm um vínculo centenário. Ele financiou a construção do Centro Cívico, as primeiras estradas ligando o Norte produtor agrícola ao porto de Paranaguá, que eram a Estrada do Cerne e, depois, a Rodovia do Café”, lembrou Fernanda Richa. 

De acordo com ela, hoje a cultura do café no Paraná gera milhares empregos e novas tecnologias e, também, contribui de forma decisiva para o equilíbrio da balança comercial brasileira.


Uma unidade móvel de atendimento à mulher do campo e da floresta, coordenada pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, estava no evento à disposição do público. As mulheres que visitaram o espaço receberam informações sobre violência doméstica e familiar e sobre os seus direitos. 

Fernanda, Dr. Antonely e Flaviana visitaram o espaço, chamado de Ônibus Lilás. A unidade percorre o Estado e levam serviços da Secretaria da Família às áreas mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas. Elas são equipadas para atender mulheres de forma individual e sigilosa, garantindo a privacidade delas.

O 5º Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná realizado em Ibaiti integra um projeto iniciado na região em 2013, com várias metodologias – reuniões, intercâmbios, visitas técnicas, dia de campo e encontros. O objetivo é capacitar e a organizar as mulheres cafeicultoras. A iniciativa melhorou a qualidade do café produzido na região, que já compete e vence em diversas categorias do concurso Café Qualidade Paraná.

Edição: Gilson Sarrafho

FOTOS
SERVIÇOS