Ibaiti, quinta, 26 de abril de 2018
NOTÍCIAS
PREFEITO E VICE-PREFEITO RECEBEM REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SEDA E DA EMPRESA BRATAC PARA TRATAR DA REVITALIZAÇÃO DA SERICICULTURA EM IBAITI

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (2), no gabinete da Prefeitura Municipal de Ibaiti, uma reunião para tratar da parceria entre a Administração Municipal para a revitalização da criação de bicho da seda no município de Ibaiti.

Participaram da reunião o prefeito Dr. Antonely de Carvalho, o vice-prefeito Ulysses Mingote, o secretário da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo Hudson Junior Gonçalves, a representante do Ministério da Agricultura e Pecuária e Associação Brasileira de Seda – ABRASEDA, Katiane Gouveia de Brasília (DF), o gerente geral da Bratac Fiação de Seda de Londrina, José Yoshihiro e o gerente da Unidade Norte Pioneiro Senhor Celso.

No ano passado, o município de Ibaiti sediou um encontro regional de Sericicultura. Produtores dos municípios de Ibaiti, Japira, Ribeirão do Pinhal, Jaboti, Pinhalão, Arapoti e Figueira debateram sobre a criação de bicho da seda na região. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo e da empresa Fiação de Seda Bratac.

Foram apresentadas novas técnicas para o aumento da área de plantio de amoras, preparo e manuseio correto do bicho da seda e orientações aos sericicultores para aumento na produção.

Os Sericicultores, em parceria com a Bratac, produzem os casulos do bicho da seda apoiados em uma sólida estrutura técnica que lhes garante rentabilidade na produção. Além da assistência técnica, a empresa disponibiliza os insumos necessários para boa prática da criação, assim como mudas de amoreiras, cujas folhas são utilizadas para a alimentação das larvas.

Os produtores contam com o acompanhamento durante todo o processo de produção dos casulos, que são entregues a um entreposto de recebimento instalado pela empresa na Avenida Alice Pereira Goulart (próximo à Ficai).