Prefeitura e Sanepar anunciam obras no valor de R$ 31,4 milhões de reais para Ibaiti

O prefeito de Ibaiti, Dr. Antonely de Carvalho recebeu a visita do presidente da Sanepar, Mounir Chaoiwche na tarde desta sexta-feira (26), no Espaço Cultural Dini de Moura Fadel.

Dr. Antonely e Chaoiwche anunciaram o investimento de R$ 31,4 milhões de reais para o sistema de esgotamento sanitário na cidade de Ibaiti.

É o maior investimento em saneamento já realizado no município que representa quase 30% dos investimentos que estão sendo destinados pela Sanepar ao Norte Pioneiro que receberá cerca de R$ 120 milhões de reais para serem investidos em 17 cidades da região.

Dentro do programa Expansar, a Sanepar irá aplicar R$ 1,4 milhão para a execução de mais 5,6 km de rede, beneficiando 412 famílias de Ibaiti. E ainda este mês deverá ser aberto processo licitatório de obras de R$ 30 milhões para a construção de uma nova estação de tratamento e a extensão de 48 km de rede, que irão atender 3 mil famílias. Com capacidade de tratar 40 litros/segundo, a nova ETE irá substituir a atual estação de tratamento que será transformada em estação elevatória. Com esses investimentos, o atendimento com coleta e tratamento de esgoto em Ibaiti passará de 22% para 70%.

Para o prefeito Dr. Antonely, a ampliação e a implantação da nova rede coletora de esgoto e a nova estação de tratamento irá aumentar a porcentagem de atendimento de esgoto na cidade, além de refletir em melhorias para a saúde dos moradores e para o meio ambiente.

“Estamos tratando da saúde essencial para a nossa gente. A construção da nova e maior estação de tratamento de esgoto foi uma luta da nossa administração durante todo o ano e era um projeto de governo na nossa campanha”, disse o prefeito Dr. Antonely.

"Hoje é um dia histórico para Ibaiti porque, graças à parceria da prefeitura com a Sanepar e o Governo do Estado essas obras vão contribuir para a melhoria da saúde da população. Como médico, convivi muito com gente que sofre moléstias pela falta de saneamento", concluiu Dr. Antonely.

O presidente da Sanepar destacou que a Companhia estava em débito com o Norte Pioneiro e que os investimentos vão melhorar a qualidade de vida da população da região. "Independentemente do tamanho da cidade, estamos levando obras que significam mais saúde. Os indicadores da Sanepar estão bem acima da média nacional do atendimento com água potável e coleta e tratamento de esgoto. E a Sanepar tem conseguido recursos graças aos seus projetos e à sua solidez", disse.

Participaram do evento a primeira dama e presidente do Provopar, Flaviana Fadel de carvalho, o vice-prefeito Ulisses Mingote, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Célio Isidoro, gerentes e técnicos da Sanepar, secretários da prefeitura, vereadores e outras autoridades do município.