Secretaria de Saúde de Ibaiti inicia Campanha de Multivacinação

Secretaria de Saúde de Ibaiti inicia Campanha de Multivacinação

Começou nesta segunda-feira (11), nas Unidades Básicas de Saúde do município de Ibaiti a Campanha Nacional de Multivacinação. As UBS que estarão realizando a multivacinação são: Posto Central, UBS Cohapar, UBS Vila Guay e UBS Campinho.

Até o dia 22 de setembro as UBS vão receber crianças e adolescentes até 14 anos 11 meses e 29 dias para atualização das carteiras de vacinação. No sábado (16) aconteceu o Dia D da campanha, com as quatro unidades de saúde abertas durante todo o sábado, das 08h00 às 17h00, para facilitar o acesso da população à campanha.

As vacinas são umas das principais formas de prevenção de diversas doenças. Esta campanha é uma importante ferramenta para manter a carteira de vacinação atualizada e garantir a proteção necessária para que nossas crianças e jovens cresçam saudáveis.

Durante a campanha serão oferecidas vacinas da rotina com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais. Além da proteção à pessoa, a campanha também visa contribuir para a redução de algumas doenças e, até mesmo, manter o controle de patologias que são preveníveis com a vacinação.

CARTEIRINHA - É importante que, ao comparecer à unidade de saúde, os responsáveis não esqueçam de levar a carteirinha de vacinação, se houver, e um documento oficial da criança. Dessa forma, os profissionais de saúde podem verificar o esquema de vacinação e alertar sobre a aplicação das doses que faltam. Porém mesmo sem a carteira, as vacinas necessárias serão aplicadas de acordo com a faixa etária.

ADIAR – Em caso de doenças febris graves é recomendado adiar a vacinação até a melhora do quadro. O uso de alguns tipos de medicamentos também exige o adiamento da aplicação das vacinas e deve ser informado ao profissional da unidade. Com exceção da febre amarela e da tríplice viral, as vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

Confira as vacinas que fazem parte da campanha

Crianças:
BCG (tuberculose);
Hepatite B;
Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas);
VIP (poliomelite injetável);
VOPb (poliomielite oral);
Rotavírus humano;
Pneumocócica 10 valente (meningite, pneumonia, otite, sinusite e outras doenças bacterianas);
Meningocócica C conjugada (meningite);
Febre amarela;
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada);
DTP (difteria, tétano e coqueluche);
Hepatite A;
Varicela;
Adolescentes:
Hepatite B;
Febre amarela;
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
dT (difteria e tétano);
dTp acelular (difteria, tétano e coqueluche);
Meningocócica C conjugada (meningite);
HPV (papiloma vírus humano).