Secretaria de Saúde de Ibaiti promove campanha de prevenção contra Hepatite Virais

Ibaiti, sábado, 23 de junho de 2018
 
Secretaria de Saúde de Ibaiti promove campanha de prevenção contra Hepatite Virais

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti promove a partir desta sexta-feira (28), a campanha de Luta e Prevenção as Hepatites Virais. O dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta e Prevenção as Hepatites Virais.

Durante a ação, que segue até na próxima sexta-feira (4 de agosto), serão oferecidos testes rápidos para Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV. Todas as Unidades Básicas de Saúde –UBS do município estarão envolvidas na campanha.

O teste rápido para detecção da doença será feito gratuitamente. Para realizar o exame de sangue, não é necessário encaminhamento médico e nem agendamento de horário, apenas documento com foto. O horário de atendimento é das 8h00m às 17h, sem fechar para o almoço. Na UBS Central e UBS do Distrito do Campinho o atendimento será até às 22h.

As hepatites virais (Hepatites B e C) são transmitidas através do contato com o sangue ou relações sexuais com uma pessoa infectada. Os profissionais da Saúde de Ibaiti também estarão entregando camisinhas masculinas e femininas durante a campanha.

No Brasil, enquanto a hepatite B é mais frequente na faixa etária de 20 a 49 anos, a hepatite C acomete mais pessoas entre 30 e 59 anos. A maioria dessas pessoas desconhece sua condição sorológica. No caso da hepatite C, por exemplo, há pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1993 (quando não havia teste para diagnosticar a doença) ou que utilizaram seringas não esterilizadas que podem estar infectadas pelo vírus da hepatite C sem saberem.

A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. “Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências”, alertou o secretário de Saúde Wilha Galdino.

Informações sobre a campanha no Setor de Vigilância Epidemiológica, telefone (43) 3546-7713.

Edição: Gilson Sarrafho

SERVIÇOS
DADOS DA PREFEITURA
77.008.068/0001-41
Prefeitura Municipal de Ibaiti
ENDEREÇO
Praça dos Três Poderes - Rua Vereador José de Moura Bueno, 23
CENTRO - IBAITI/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: Manhã: 08:00 as 11:30
Tarde: 13:00 as 17:00
E-MAIL/TELEFONE
transparencia@ibaiti.pr.gov.br
(43) 3546-7450