Assistência Social de Ibaiti promove Semana de Aproximação Familiar

Assistência Social de Ibaiti promove Semana de Aproximação Familiar

A Prefeitura Municipal de Ibaiti, através da Secretaria de Assistência Social promoveu na última semana de maio oficinas de Fortalecimento de Vínculo das Famílias através de uma atividade intitulada “Aproximação Familiar”.

O trabalho coordenado pela secretária Fernanda Maia de Souza e com apoio da primeira dama e presidente do Provopar, Flaviana Fadel de Carvalho, foi executado pelas técnicas do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, Aline Carmelina Moura, assistente social, e Izabella Silva Peres, psicóloga, com a colaboração da pedagoga Odilayne Guadalupe Franco Pedrozo, colocando em prática o serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias (PAIF), nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Projetos: Piá - Vila Guay - Campinhos e Caji) juntamente com os profissionais dos projetos, orientadores e coordenadores.

Foram realizadas diversas oficinas, onde os pais participaram juntamente com seus filhos na execução dos trabalhos. As oficinas foram dirigidas pelos orientadores dos projetos, tendo entre eles oficinas de reciclagem, horta, culinária, entre outros. Também nestes dias as técnicas do CRAS estiveram conversando com pais e responsáveis das crianças sobre a importância da aproximação familiar, tendo em vista que é na família que a criança obterá sua base emocional/educacional que acompanhará em todas as fases de sua vida.

Assim, afirma a psicóloga ser de extrema importância ter uma boa qualidade de relacionamento entre a criança e a família, pois o seu desenvolvimento emocional será saudável ou mais adoecido, dependendo da forma como é constituído este vínculo e mantido.

A assistente social trouxe aos pais os índices de crianças e adolescentes envolvidas no mundo crime, nas drogas e gravidez precoces, ressaltando que a falta do acompanhamento familiar e estabelecimento de um vínculo saudável aumenta a marginalização de crianças e adolescente.

O trabalho teve como objetivo prevenir diretamente o núcleo familiar, fortalecendo-o em seu papel protetivo.