Educadores de Ibaiti e região participam do Seminário Regional de Formação de Professores

Professores da Rede Municipal de Ensino de Ibaiti participaram do 2º Seminário Regional de Formação de Professores promovido pelo SENAR/FAEP que aconteceu na última sexta-feira (18), no Ipê Club de Ibaiti.

O evento reuniu cerca de 500 professores de Ibaiti e da rede Estadual de Ensino das cidades de Arapoti, Jaguariaíva, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Sengés, Wenceslau Braz, Tomazina, Siqueira Campos, Jaboti, Conselheiro Mairinck e Figueira.

O objetivo do evento foi desenvolver um educador pesquisador. Um profissional que tem primeiramente, uma atitude cotidiana de reflexividade da sua prática, que busca compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos e que vai construindo autonomia na interpretação da realidade e dos saberes presentes no seu fazer pedagógico.

Na programação, os docentes assistiram palestras com profissionais da área de educação do Brasil e de Portugal, com ampla experiência. A capacitação de professores é uma das etapas do Programa Agrinho que fornece materiais didáticos para escolas públicas e particulares de todo o Paraná, num trabalho que envolve 80 mil professores e um milhão de alunos da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial. Tudo isso, para que professores e alunos possam trabalhar em sala de aula temas transversais como saúde, cidadania, meio ambiente, segurança pessoal e outros que dialogam com a vida dos estudantes, promovendo a conexão dos meios urbano e rural.

A Secretaria Municipal de Educação de Ibaiti, Zélia Aristides de Carvalho participou do evento. Para a secretaria, os conhecimentos produzidos na escola, com professores e alunos, são os que iluminam e dirigem as práticas mais significativas da formação do aluno, que se quer cidadão. No entanto, o que se observa na prática é que os docentes precisam de fundamentação e conhecimento para teorizar experiências sempre novas. A atividade docente tem sido entendida como prática de disseminar conhecimentos e/ou aplicar técnicas. Isso implica em pensarmos processos de formação continuada, articulados com os espaços de produção, onde os docentes tenham condições de administrar, com suficiente autonomia, o conflito entre o prático e o teórico. Desta forma, ser educador requer uma série de novas posturas e práticas capazes de fazê-lo atuar com competência e profissionalismo. Para tal, é necessário pesquisar, refletir, processar e construir o conhecimento. ?Os palestrantes foram muito habilidosos e passaram diversas metodologias, técnicas, práticas e exemplos que podem ser aplicados, tanto em sala de aula quanto na escola como um todo, para promover a inovação?, disse a secretária.