Prefeitura de Ibaiti, Emater e parceiros da iniciativa privada realizam Primeiro Simpósio do Café

PREFEITURA DE IBAITI Contraste Tamanho do texto Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet
 
Prefeitura de Ibaiti, Emater e parceiros da iniciativa privada realizam Primeiro Simpósio do Café

O Primeiro Simpósio de Revitalização da Cafeicultura de Ibaiti – Simcafe/2017 reuniu mais de 400 produtores de café do município no salão de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, na noite de sexta-feira (31).

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Ibaiti, através da Secretaria de  Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Emater e parceiros.

O engenheiro agrônomo do Instituto Emater, Luiz Ronaldo Ferri falou sobre o diagnóstico da cafeicultura de Ibaiti. O profissional, especialista em cafeicultura comentou sobre as experiências dos cafeicultores e traçou um perfil sobre a cafeicultura no município.

Um dos convidados, o secretário da Agricultura do município de Mandaguari, Luiz Felipe Cavalheiro Martivi comentou sobre o Programa Café da prefeitura de Mandaguari. O secretario trouxe ao evento as experiências que deram certo no município da região norte central do Estado que se destaca como grande produtor de café com qualidade no Paraná.

O prefeito de Ibaiti, Dr. Antonely fez o lançamento do Programa Café de Ibaiti e comentou que a prefeitura dará todo o suporte para a revitalização da cafeicultura no município. Com a entrega a partir do segundo semestre de 2017 de 1.000 toneladas de calcário e 250 mil mudas de café com contrapartida do produtor, o município de Ibaiti se prepara para voltar a ser o principal produtor da região.

O prefeito comentou também sobre a restauração de estradas rurais e pontes nos bairros que estão sendo realizados pelo Departamento de obras do Município. “Sabemos da importância que a agricultura tem no desenvolvimento de Ibaiti e região. A manutenção de estradas e pontes é fundamental para o nosso crescimento” comentou o prefeito.

Um dos organizadores e realizadores foi o secretário da Agricultura de Ibaiti, Hudson Junior Gonçalves.

O gerente regional do Instituto Emater na cidade de Jacarezinho, o engenheiro agrônomo Maurício Castro Alves também participou do Simpósio e o lançamento do Programa Café de Ibaiti ao lado do prefeito Dr. Antonely e autoridades convidadas.

No final foram homenageados três produtores rurais com certificado de reconhecimento do Instituto Emater pelos seus 60 anos, pela contribuição ao desenvolvimento rural sustentável. Receberam o prêmio os produtores Augusto Novak, Antônio Bataier e Ede Assis do Nascimento.

Colaboraram com o evento as empresas: Cooperativa Agroindustrial Integrada, Norcafe, Agrosiqueira, Comercial Jabuti, Cresol, Denorpi, Terceira Via, Banco do Brasil e Grupo Pitangueira.

Houve um jantar de confraternização no final do evento.

Edição: Gilson Sarrafho

SERVIÇOS
DADOS DA PREFEITURA
77.008.068/0001-41
Prefeitura Municipal de Ibaiti
ENDEREÇO
Praça dos Três Poderes - Rua Vereador José de Moura Bueno, 23
CENTRO - IBAITI/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta: Manhã: 08:00 as 11:30

Tarde: 13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
atendimento@ibaiti.pr.gov.br
(43) 3546-7450