Secretaria de Saúde supera meta de vacinação contra Gripe em Ibaiti

Secretaria de Saúde supera meta de vacinação contra Gripe em Ibaiti

A Prefeitura Municipal de Ibaiti através da Secretaria Municipal de Saúde e UBS Central (Imunização/Epidemiologia) divulgou um balanço preliminar da campanha de vacinação contra Influenza, que iniciou no dia 23 de abril.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde era de vacinar 6.645 pessoas e atingir 100% do público-alvo. Até a última quinta-feira (24), foram vacinadas em Ibaiti 7.068 pessoas, o que representa 106,37% da meta de cidadãos que estão no público-alvo.

Neste ano foram disponibilizadas, em todo o Brasil, as doses de vacina trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

Metas abaixo:

• Crianças (Meta 1.793) - Vacinadas (1.785 - 99,55%)
  • Trabalhador da Saúde (Meta 523) - Vacinados (682 - 130,40%)
  • Gestante (Meta 263) - Vacinadas (252 - 95,82%)
  • Puérperas (Meta 43) - Vacinadas (77 - 179,07%)
  • Idosos (Meta 3.629) - Vacinados (3.649 - 100,55%)
  • Professores (Meta 394) - Vacinados (623 - 158,12%)

O grande desafio é conscientizar as gestantes e as mães das crianças menores de cinco anos, para que busquem a vacinação. "Lembrando que é uma vacina segura, não há contraindicação, exceto nos casos de pessoas que têm alergia ao ovo, e coíbe contra os principais vírus de circulação no Brasil. A campanha não será prorrogada este ano, vai até o dia 1 de junho, e todas as Unidades Básicas de Saúde de Ibaiti têm doses em estoque", afirmou o secretário de Saúde Wilha Galdino.

O secretário lembrou ainda que a imunização evita as crises mais fortes de problemas respiratórios, reduz as internações e os casos mais agressivos de gripe, que podem levar ao óbito.

"Mesmo com todas as dificuldades encontradas, nosso objetivo já foi alcançado com grande louvor, pois utilizamos várias estratégias de iniciar antecipadamente, usamos vários postos volantes para atender as populações mais distantes da zona rural, agendando datas para atingir a todos. Fizemos uma ampla divulgação do Dia D com camisetas alusivas ao Brasil, Copa do Mundo, o nosso emblema do município de Ibaiti, sábado aberto o dia todo inclusive zona rural. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos e parabenizamos pelo empenho e dedicação de todos", concluiu o secretário.