Secretaria Municipal de Educação promove troca de experiência entre professores

Secretaria Municipal de Educação promove troca de experiência entre professores

A Secretaria de Educação de Ibaiti promoveu nos meses de março e abril encontros para troca de experiência entre os professores do Ensino Fundamental e CMEIS da Rede Municipal de Ensino de Ibaiti.

A troca de experiência é muito utilizada em grandes corporações e em empresas de pequeno e grande porte, para enfrentar problemas e dificuldades comuns, buscam dividir e trocar experiências e assim definir caminhos a percorrer. Esta lógica norteou a equipe da Secretaria de Educação do Município de Ibaiti.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Zélia Aristides de carvalho, foi estabelecido um cronograma de encontros entre diretores, supervisores escolares, professores das diferentes séries e modalidades de ensino da rede municipal, para trocar experiências, norteados por uma metodologia que reflete uma fundamentação teórica.

Fundamentados na idéia de que o isoformismo (semelhança entre formas que permite relação de correspondência), um princípio que deve ser reconhecido, a Secretaria de Educação, faz escolhas, toma as decisões e organiza as situações, acreditando que com isto indicam para toda comunidade escolar, maneiras de tomar decisões, conviver, ensinar, dialogar, resolver dificuldades e problemas que ocorrem dentro da escola e conseqüentemente, dentro da sala de aula.

Por outro lado, consideram que o aluno é o protagonista ativo do processo de construção do conhecimento e assim também o é, o professor. Desta forma formulam práticas nos encontros, que são formativas, priorizam a reflexão e não meramente práticas transmissivas.

“Nossas reuniões foram acontecimentos que convidaram os atores escolares a refletir as suas práticas, dialogar, negociar soluções ativamente e dentro de um contexto grupal, práticas que também faz muito sentido para os alunos em sala de aula”, disse a secretária.

“Nos preocupamos em não colocar os participantes apenas como ouvintes, para ler ou ouvir uma teoria ou expor uma dificuldade, demos oportunidade para também operar, dialogar com a prática, questionar as atitudes, com um conjunto de pessoas que vivenciam as mesmas experiências”, comentou Zélia.

Com a troca de experiências, a Secretaria de Educação tem buscado um ambiente democrático, os atores escolares, enquanto estão desempenhando seus papéis de educadores e gestores, ensinam e aprendem algo. “Não só as crianças passam pelo processo, mas sim todos os que lá vivem o cotidiano”, concluiu a secretária.

O primeiro encontro aconteceu entre o final de março até o meio de abril, onde a cada dia professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, participaram ativamente dessa experiência enriquecedora para ambos os lados, e em prol dos nossos alunos para uma melhor educação no município.