Dia 26 de maio é o Dia Estadual de Controle da Hanseníase

Dia 26 de maio é o Dia Estadual de Controle da Hanseníase

Durante o Dia Estadual da Hanseníase, que será comemorado no dia 26 de maio, todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Ibaiti, estarão realizando palestras nos seus bairros, ou nas próprias UBSs e também intensificando a importância do acolhimento e acompanhamento destes pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde pede que qualquer pessoa que tenha os sintomas abaixo, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e procure orientação:

Os sinais e sintomas da doença são:

Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas (sem sensação de dor, calor ou frio).

O doente pode sentir dor próximo ao cotovelo, joelho e tornozelo;

Queda dos pelos do corpo.

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, ocasionada pelo bacilo micobacterium leprae que atinge pele e nervos e se manifesta através do aparecimento de manchas, geralmente hipocrômicas, que apresentam alteração de sensibilidade. É transmitida através das vias aéreas superiores, principal via de eliminação do bacilo e a mais provável porta de entrada.

A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente (forma infectante multibacilar) sem tratamento. O período de incubação, é em média de 2 a 7 anos. O diagnóstico de Hanseníase é essencialmente clínico e Epidemiológico, realizado por anamnese, exame dermatoneurológico para identificação das lesões e comprometimento dos nervos periféricos, com alteração sensitiva, motora e/ou autonômica.

LEMBRE-SE SEMPRE:

Hanseníase tem cura.

O tratamento é gratuito.

A Hanseníase, também conhecida como LEPRA, pode causar incapacidades físicas, pela agressão do bacilo aos nervos. Mas se for descoberta logo, e tratada, não deixará seqüelas nem manchas, nem causará deformações e nem contaminará ninguém.

O número de casos de hanseníase vem caindo ao longo dos anos no Estado do Paraná. No ano de 2018 foram diagnosticados 555 casos novos no estado, uma redução de 3% em relação ao ano anterior, mas o grau 2 de incapacidade física vem se elevando e está relacionado a uma falha na detecção oportuna dos casos, ou seja, o subdiagnóstico.

O diagnóstico precoce pode ser considerado um grande desafio a ser enfrentado, este auxilia na diminuição do risco da instalação das incapacidades físicas e da evolução da doença.

Se você tiver alguns destes sintomas, procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa. Relate e mostre onde tem as manchas,  quanto mais cedo o diagnóstico mais rápido será a Cura.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE/ VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA