Helicóptero do SAMU pousa no novo Heliponto de Ibaiti e transfere paciente cardíaco para HU de Londrina

PREFEITURA DE IBAITI Contraste Tamanho do texto Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet

Uma emergência médica mobilizou a equipe da Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Ibaiti (FHSMI) na tarde desta sexta-feira (08). Um paciente cardíaco de 50 anos, que foi internado no Hospital Municipal pela manhã necessitou de transferência emergencial para uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI do Hospital Universitário (HU) de Londrina.

A transferência foi solicitada pelo médico plantonista, que após avaliação da gravidade do caso, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. O presidente da Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Ibaiti, Juliano Berges acompanhou a transferência juntamente com a equipe do SAMU.

A aeronave do SAMU da base de Londrina pousou no novo Heliponto Municipal Prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos por volta das 15h. A ambulância do SAMU já aguardava com o paciente na sala da unidade nas dependências do heliponto. A sala é toda equipada com instrumentos de suporte a vida.

O novo heliponto foi inaugurado pelo prefeito Dr. Antonely Carvalho no último dia 1º de fevereiro e é o primeiro heliponto aero médico balizado do Paraná construído fora de aeroportos. Além de uma sala do SAMU, o heliponto possui uma pista de pouso, com toda infraestrutura de segurança e iluminação para pousos e decolagem noturnas; alambrado em estrutura metálica para proteção e segurança de pessoas e calçamento do passeio público no entorno. O heliponto também é dotado de instalações e facilidades para apoio às operações de helicópteros e de processamento de passageiros e/ou cargas.

Edição: Gilson Sarrafho/Assessoria de Comunicação

atendimento@ibaiti.pr.gov.br