Ibaiti realiza 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

29/11/2022 10:39:30

O município de Ibaiti realizou no último dia 21 de novembro, a 12ª Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente organizada pela Prefeitura de Ibaiti, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA. O evento foi realizado no auditório da Casa da Cultura Professora Clovete Fadel de Moura Bueno.

O objetivo da conferência foi mobilizar a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

A conferência teve como tema: "A situação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: Violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade".

Durante a conferência, foram debatidos a proposição de ações de prevenção, promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes, bem como de políticas públicas para proteção integral e reparação dos danos causados pela pandemia da Covid-19 em suas vidas e restituição dos direitos pós-pandemia. Também foram discutidas ações de prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

Participaram do evento, o promotor de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude, Carlos Eduardo Souza, a presidente do CMDCA, Virgínia Kochimanski Rabel Fadel Pinto, a secretária de Assistência Social, Marcia Andréia Pereira Lemes, a assistente social convidada como palestrante, Carina Carvalho, a vereadora Vera Lúcia Siqueira dos Santos, a presidente da Comissão da Conferência, ex-vereadora Vera Lúcia Bernardes, representantes de órgãos governamentais e representantes da sociedade civil.

Na Conferência foram divididos cinco grupos de trabalhos para elaboração de propostas. Também foram eleitos duas delegadas para representar o município de Ibaiti na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que será realizada em Curitiba.

Durante o evento o coral infantil do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Projeto Piá fez uma apresentação em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o qual conta a história sobre a diversidade de raças e cores das pessoas no Brasil. As crianças sob regência da professora Joviane fizeram apresentação de músicas e cartazes que foram exibidos nas dependências da Casa da Cultura.

Edição: Gilson Sarrafho/Assessoria de Comunicação