Ibaiti realiza 14ª Conferência Municipal de Saúde

Ibaiti realiza 14ª Conferência Municipal de Saúde

O prefeito Dr. Antonely Carvalho participou da 14ª Conferencia Municipal de Saúde organizada pela Prefeitura de Ibaiti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde - CMS no último dia 08 e 09 de abril. O evento foi realizado no Espaço Cultural Dini de Moura Fadel e Casa da Cultura.

O encontro foi organizado pelo secretário de Saúde Wilha Galdino Alves e reuniu representantes dos trabalhadores, gestores e usuários da saúde com o objetivo de garantir a ampla participação popular, a fim de pautar as reais demandas e coletar sugestões para a discussão a nível estadual e nacional da saúde. O tema da conferência este ano foi: Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS.

Também participaram do evento o vice-prefeito Ulisses Mingote, o secretário de Saúde de Ibaiti Wilha Galdino Alves, o promotor de Saúde representando a 19ª Regional de Saúde, Ronaldo Trevisan, o médico com ênfase em saúde mental Dr. Felipe Batistela, palestrante da conferência, profissionais de saúde, alunos dos cursos de enfermagem da Unopar e curso técnico de enfermagem do CEEP Seiji Hatanda e professoras.

Durante o evento foram eleitos os delegados para representar o município de Ibaiti na 12ª Conferência Estadual de Saúde que será realizada em Curitiba.

Foram divididos três grupos de trabalhos que apresentaram propostas nos temas: Saúde como direito; Consolidação do SUS e Financiamento do SUS. Também foram eleitos os novos conselheiros da Saúde do Município de Ibaiti para o quadriênio 2019/2023. No final foram votadas pelos participantes duas propostas apresentadas durante a conferência municipal para serem apresentadas na 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.