Lançamento do projeto Frente Paranaense para Educação Paralímpica em Ibaiti reúne gestores esportivos de municípios da região

Foi realizado na tarde da última quarta-feira (14), na Casa da Cultura em Ibaiti, o lançamento do Projeto Frente Paranaense para a Educação Paralímpica.

O evento foi organizado pela Coordenação Regional de Ponta Grossa da Paraná Esportes, da Secretaria de Estado da Educação e Esportes, através do coordenador Ivan Marçal e do coordenador do Paradesporto Mário Sérgio Fontes e da Prefeitura de Ibaiti através da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer com o secretário Girley Bueno Baby.

O evento contou com a participação dos gestores esportivos dos municípios de Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Japira, Jaboti, Ventania, Arapoti, Curiúva, Tomazina, Pinhalão, Jaguariaíva, Sengés, Wenceslau Braz e Telêmaco Borba.

O coordenador da Regional de Ponta Grossa da Paraná Esportes, Ivan Marçal falou para os secretários e diretores de esportes da região a respeito da liberação de novos projetos e do Calendário Oficial dos Jogos Oficiais do Paraná. Para o coordenador, não se trata apenas de formar atletas para o esporte paralímpico, mas, sim que esse tema seja contemplado em todos os níveis de ensino no Estado.

O coordenador do Paradesporto e representante da Coordenação Brasileira da Educação Paralímpica, Mário Sérgio Fontes, que é deficiente visual, falou de sua trajetória no esporte paralímpico nacional. O ex-atleta paralímpico é professor de Educação Física e conquistou enormes avanços na sua vida acadêmica, profissional e também como atleta.

Também falou no evento, a professora de Educação Física Silvana Dias, da Coordenação Regional de Desportos Paralímpicos da cidade de Telêmaco Borba, único no estado do Paraná. Silvana é casada com o atleta paralímpico e professor Anderson Rogério Wenzt (Belo). O casal tem uma filha com Síndrome de Down e trabalha com pessoas com deficiências que fazem parte do Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto ? NADEPAR, comandado pelo professor Belo.

Estiveram presentes como convidados no evento, a representante do Curso de Educação Física da UNOPAR de Ibaiti, Érica dos Santos Lemos, o professor de Educação Física Thiago Martins Pedroso, o pastor da Igreja Universal Júlio César e esposa e Juliano Santana do Grupo de Capoeira de Ibaiti.

O prefeito Dr. Antonely Carvalho foi representado pelo secretário de Administração Dr. Guilherme Augusto de Oliveira Leite. O vereador Cesar Augusto da Silva, representou a Câmara Municipal.

Edição: Assessoria de Comunicação