Horário de Atendimento ao público:  8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Administração - Quarta-feira, 01 de Abril de 2020

Primeiro boletim técnico informativo sobre Covid 19

Primeiro boletim técnico informativo sobre Covid 19 BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO Nº 01 COVID 19 A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti através do Setor de Epidemiologia vem a publico em complemento a NOTA OFICIAL publicado pelo Prefeito Municipal Dr. Antonely de Cassio Alves de Carvalho, Secretário Municipal de Saúde William Martins Borges, Presidente da Câmara de Vereadores Sidney de Oliveira, a Chefe do Setor de Epidemiologia Vanderleya da Silva de Medeiros, a qual confirma o PRIMEIRO CASO POSITIVO PARA COVID 19, esclarecer os seguintes fatos. A Vigilância Epidemiológica do município foi informada do resultado do exame do paciente SOMENTE no dia 31/03/2020 às 17h15min; A comunicação se deu pela 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, pelo setor de Epidemiologia por telefone, a qual nos informou do caso positivo, nos repassando nome completo do paciente, sua idade, e nós questionando se o mesmo era munícipe de Ibaiti, o qual teria feito coleta de exame, em serviço particular no Município de Cornélio Procópio -PR; A partir daí, o serviço de vigilância epidemiológica do município fez contato com o serviço particular para colher mais dados e contato do paciente, e ainda os questionou da não notificação do caso ao município de origem, e a resposta foi que a 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio que deveria fazer tal notificação, o que não ocorreu. Deixando aqui registrado que a responsabilidade da NOTIFICAÇÃO é de responsabilidade do serviço de saúde e não do paciente, cabendo ainda informar que o serviço particular se quer orientou o paciente sobre as medidas de proteção e quarentena a qual o mesmo deveria ser submetido. Portanto, sem conhecimento do caso em tempo hábil, não teve como o município de Ibaiti proceder ou intervir no caso previamente. Feita visita a residente do paciente, no mesmo dia da confirmação do caso, por volta das 18h, o paciente se apresenta bem, relata que esteve em viagem trabalho à Espanha entre os dias 11/02 à 13/03, iniciando sintomas dia 16/03, mesmo dia da coleta para exames para COVID 19, retornando no médico particular também em Cornélio Procópio no dia 18/03, o qual o diagnosticou com sinusite. Informamos ainda que o paciente já passou pelo período da quarentena, e que não mais risco de transmissão pelo mesmo, os demais membros da família estão sendo monitorados e apresentam bom estado de saúde, sendo orientados de manter a quarentena por mais 7 (sete) dias, pelo fato do paciente ter viajado sozinho, e o contato feito somente entre familiares posteriormente ao retorno.