Horário de Atendimento ao público:  8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Saúde - Terça-feira, 17 de Março de 2020

Saúde de Ibaiti convoca para recadastramento no e-SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti está convocando a população a comparecer nos postos de saúdes dos bairros onde residem para fazer o recadastramento do E-SUS de todos. Levar CARTÃO SUS/CPF/COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA. A presença de todos é indispensável para manter o atendimento de cada família, principalmente quem tiver bolsa família e outros benefícios. Portadores de doenças crônicas. "Contamos com o apoio da população", diz o secretário de Saúde Wilian Borges. . No mês de novembro, o Ministro da Saúde anunciou o programa Previne Brasil. O novo programa indica a estratégia do ministério para distribuir os recursos orçamentários a partir do ano de 2020. Espelhando modelos de sistemas de saúde existentes em outros países, como Inglaterra e Canadá, a distribuição de recursos segue um direcionamento pautado em atenção primária. Atualmente, existem 90 milhões de pessoas cadastradas à alguma equipe de saúde da família. Assumindo que cada equipe consegue atender às demandas de uma população entre 3 a 4 mil pessoas, esse número deveria chegar à 140 milhões, apenas com a estrutura que existe hoje. Previne Brasil Para estimular a ampliação de cobertura, o modelo base para a distribuição de recursos será baseado em número de cadastros. Atualmente o modelo de distribuição é determinado pelo número de pessoas residentes. Dessa forma, recebe mais recurso o município que possui maior cobertura, estimulando o engajamento de gestores na ampliação de equipes de saúde da família e maior eficiência das equipes já existentes. Ganha destaque no modelo de financiamento outros dois fatores ainda: vulnerabilidade e qualidade do serviço prestado. Com a ampliação da cobertura, as equipes que cobrirem maior área de vulnerabilidade ganham maior aporte.