Horário de Atendimento ao público:  8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Saúde - Quinta-feira, 11 de Abril de 2019

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira em Ibaiti

A campanha nacional de vacinação contra a influenza começou nesta quarta-feira (10). Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 5 anos, 11 meses e 29 dias, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo. A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. No Município de Ibaiti, as Unidades de Vacinação serão: (UBS CENTRAL, UBS COHAPAR, UBS HILDA, UBS MULHER, UBS PAINEIRAS, UBS SÃO JUDAS e na zona rural, UBS CAMPINHOS, UBS VILA GUAY) OBS: NO DIA D (04/05), SERÃO AS SEGUINTES (UBS CENTRAL, UBS COHAPAR, UBS CAMPINHOS, UBS VILA GUAY) Todos devem vir munidos de CARTÃO SUS e CARTEIRA DE VACINA A vacina será ofertada para os seguintes grupos: Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Crianças na faixa etária de6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores da saúde; Professores das escolas públicas e privadas; Indígenas; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional Grupos prioritários: Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2018, devem receber apenas uma dose em 2019. Gestantes: em qualquer idade gestacional. Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação. Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados. Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas. Este grupo deverá apresentar a declaração do local onde trabalha, pra serem vacinados. Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade. A programação de rotina é articulada entre o PNI e a Secretaria de Atenção a Saúde Indígena (SESAI). Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza, apresentando documento que comprove a idade. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas portadoras de doenças crônicasnão transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, desde que apresente prescrição médica.