Horário de Atendimento ao público:  8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Saúde - Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2019

Ministério da Saúde lança campanha para conter avanço de HIV em homens

'Pare, pense e use camisinha'. Esse é o slogan da Campanha de Carnaval lançada nessa sexta-feira (22) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Salvador (BA). A ação visa conscientizar os foliões que irão pular Carnaval por todo país. A ideia é estimular o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. Panorama dos casos de HIV/aids no Brasil Pelo menos 866 mil pessoas vivem com HIV/aids 172 mil pessoas ainda não sabem que estão com HIV 694 mil pessoas foram diagnosticadas 73% das novas infecções pelo HIV ocorrem entre o sexo masculino Do total de novas infecções em homens, 75% (23.042) são na faixa etária de 15 a 39 anos Um em cada cinco novos casos de HIV está entre homens de 15 a 24 anos(2017) Mulheres 27%/ Homens 73% Entre homens, aids cresce mais em jovens de até 29 anos e cai na população de 30 a 54 anos Nos tempos atuais, a única arma que ainda temos contra a aids é a prevenção, conscientização, porque o vírus é silencioso, não tem cara, nem sexo. Os preservativos estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. No município de Ibaiti, a Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica e Unidades Básicas, estarão distribuindo preservativos nos comércios e ruas com maior tráfego de pessoas nos dias 27/28/29 de fevereiro e no dia 27/02 na feira da lua também. Nosso maior enfoque é a prevenção através da oferta de testes rápidos gratuitos em todas as unidades básicas não só de (hiv/aids, mas também para sífilis, hepatite b e c), não deixe para depois se previna agora, use preservativos em qualquer relação atual ou antiga, se você não usa preservativos, realizar teste rápido pelo menos uma vez a cada 6 meses, mas lembre sempre que a sorte de não ter pego ainda, pode acabar e o arrependimento dói e continuará doendo por muito tempo.