Horário de Atendimento ao público:  8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Administração - Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2017

Secretaria de Agricultura de Ibaiti promove encontro regional de sericicultura

Sericicultores dos municípios de Ibaiti, Japira, Ribeirão do Pinhal, Jaboti, Pinhalão, Arapoti e Figueira participaram na tarde desta terça-feira (24), no Espaço Cultural Dini de Moura Fadel, de um encontro que debateu sobre a criação de bicho da seda na região. O evento foi organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo e da empresa Fiação de Seda Bratac. Foram apresentadas novas técnicas para o aumento da área de plantio de amoras, preparo e manuseio correto do bicho da seda e orientações aos sericicultores para aumento na produção. Os Sericicultores, em parceria com a Bratac, produzem os casulos do bicho da seda apoiados em uma sólida estrutura técnica que lhes garante rentabilidade na produção. Além da assistência técnica, a empresa disponibiliza os insumos necessários para boa prática da criação, assim como mudas de amoreiras, cujas folhas são utilizadas para a alimentação das larvas. Os produtores contam com o acompanhamento durante todo o processo de produção dos casulos, que são entregues a um entreposto de recebimento instalado pela empresa na Avenida Alice Pereira Goulart (próximo à Ficai). Estão previstos a instalação de 100 barracões para produção do bicho da seda em Ibaiti.Conforme Aline Quiqueto, gerente da Cooperativa de Crédito Cresol de Ibaiti, a cooperativa disponibilizará linhas de créditos através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para construção dos barracões com prazos de até 10 anos para pagamentos e juros de 5,5% ao ano. Para o secretário da Agricultura de Ibaiti, Hudson Junior Gonçalves o evento trouxe novos conhecidos para os sericicultores da região. “A região de Ibaiti poderá voltar a ser num futuro próximo, polo na produção do bicho da seda no Paraná”, disse Hudson.“Trata-se de mais um segmento para diversificação da atividade rural com significativa geração de renda e principalmente a manutenção do produtor rural no campo”, concluiu o secretário. As novas técnicas foram apresentadas pelo diretor técnico regional da Bratac, Celso Urbano Filho. “A região do Norte Pioneiro produz a melhor qualidade de casulos no Brasil”, disse Celso.