Horário de Atendimento ao público:  8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Cultura - Terça-feira, 08 de Outubro de 2024

Notícias por Categoria

Visita ao Museu da História de Ibaiti pelos alunos do CEEP Seiji Hattanda: Um mergulho na memória local

A visita também destacou a relevância dos museus como ferramentas educacionais.

Na noite de 16 de setembro, segunda-feira, o Museu da História de Ibaiti, Mário Yamanouye, abriu suas portas para uma visita especial. Alunos dos cursos de Farmácia, Desenvolvimento de Sistemas e Agronegócio do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Seiji Hattanda, participaram de uma experiência enriquecedora, imergindo no rico acervo que revela a trajetória do município. Acompanhados pelo professor de Empreendedorismo, Carlos Garcia, os estudantes foram recepcionados pelo diretor de Cultura Gilson (Sarrafho) dos Santos.

Descobrindo o Passado

A visita ao museu foi mais do que uma simples excursão; foi uma oportunidade para que os alunos compreendessem a importância da preservação da memória local. O Museu da História de Ibaiti, com seu acervo diversificado, oferece um retrato detalhado da evolução da cidade, desde seus primeiros dias até os tempos modernos. Peças históricas, documentos e exposições interativas ajudam a tecer a narrativa que moldou o Ibaiti que conhecemos hoje.

Os alunos, visivelmente entusiasmados, exploraram as seções do museu, que incluem artefatos dos primeiros habitantes da região, representações da vida rural e urbana, e a evolução econômica do município. O diretor de Cultura destacou a importância de tais visitas para a formação educacional dos jovens: “É fundamental que os alunos conheçam a história local para que possam valorizar e entender melhor o contexto em que vivem. O museu é um espaço de aprendizado e reflexão, que contribui para o crescimento pessoal e profissional.”

O Valor dos Museus na Educação

A visita também destacou a relevância dos museus como ferramentas educacionais. Os museus não são apenas locais de exposição, mas espaços de aprendizado e descoberta. Para alunos, entender o passado e as transformações de uma comunidade é essencial para reconhecer oportunidades e desafios no contexto atual.

O engajamento dos alunos com o acervo do museu revelou um interesse crescente pela história e pela preservação cultural. “Foi uma experiência fascinante. Conhecer mais sobre a história de Ibaiti me fez perceber como o passado influencia diretamente o presente e o futuro”, comentou um dos alunos, demonstrando o impacto positivo da visita.

A Importância do Museu para Ibaiti

O Museu da História de Ibaiti, aberto em 2019 com o objetivo de conservar e divulgar o patrimônio local, desempenha um papel crucial na preservação da identidade cultural da cidade. Seu acervo não apenas documenta eventos históricos, mas também celebra a rica diversidade cultural e o desenvolvimento econômico da região.

“Nosso objetivo é tornar a história acessível e relevante para todos”, concluiu Gilson. “Visitas como a desta noite são uma forma de garantir que a memória de Ibaiti continue viva e que as novas gerações compreendam e valorizem a história de sua cidade.”

A visita dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Seiji Hattanda ao Museu da História de Ibaiti foi mais do que uma atividade acadêmica; foi uma jornada de descobertas e reflexões, que reforça a importância dos museus como guardiões da história e da cultura.

Edição: Gilson Sarrafho/Assessoria de Comunicação