.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Dia da Vacinação: Saúde alerta da importância da imunização em todos os ciclos da vida

Paraná possui mais de 1.800 salas de vacinas. Calendário Nacional de Vacinação contempla 20 imunizantes na rotina, para todas as fases da vida.


Dia da Vacinação: Saúde alerta da importância da imunização em todos os ciclos da vida

No Dia Nacional da Vacinação, celebrado nesta quinta-feira, 17 de outubro, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para importância da imunização. As vacinas protegem contra doenças imunopreveníveis em todos os ciclos da vida, desde o nascimento. O Paraná possui mais de 1.800 salas de vacinas distribuídas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios, por todo o Estado.

 

O Calendário Nacional de Vacinação contempla 20 imunizantes na rotina, abrangendo crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Entre as doenças que possuem vacinas, estão a Covid-19, influenza, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras enfermidades graves que podem levar à morte.

 

“O Dia Nacional da Vacinação é uma data emblemática para todos nós, que somos da saúde. Desde a implementação do Plano Nacional de Imunização, o Brasil se tornou uma referência nesta área para o mundo”, destaca o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Muitas vezes a vacina significa a diferença entre a vida e a morte, e por isso essa celebração também é momento de conscientização”, afirma.

 

DADOS – O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), é responsável pela coordenação das campanhas de vacinação em todo o país e estipula metas de cobertura vacinal. Para as vacinas BCG e Rotavírus, a meta é de 90% de cobertura e para as demais, 95%. No último ano, o Paraná atingiu a cobertura necessária nos imunizantes BCG, Meningo C (meningite e a meningococcemia), Rotavírus e Tríplice viral. Este ano, o Estado alcançou a cobertura necessária apenas para a Vacina Meningo C.

 

Em 2023, as coberturas vacinais do Parana foram: BCG – 91%; Febre Amarela (para pessoas acima de 1 ano) – 82%; Hepatite A – 89%; Hepatite B (acima de 30 dias de vida) – 83%; Menincocócica conj. C (maior de 1 ano) – 95%; Pentavalente (maior de 1 ano) – 91%; Pneumocóccica (maior de ano) – 93%; Poliomielite (maior de 1 ano) – 92%; Rotavírus Humano – 91%; Tríplice Viral – D1 – 96%.

 

Este ano, dados preliminares apontam as seguintes coberturas: BCG- 89%; Febre Amarela- 62%; Hepatite A – 85%; Hepatite B -90%; Menincocócica - 103%; Pentavalente - 87%; Pneumocóccica - 83%; Poliomielite - 86%, Rotavírus Humano – 85%; Tríplice Viral – D1 – 94%.

 

CAMPANHAS – Além das vacinas de rotina, anualmente o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, promove campanhas específicas de vacinação, como é o caso da Influenza e, nos últimos anos, da Covid-19. Este ano, a campanha de vacinação contra a Influenza registrou 3,2 milhões de vacinas aplicadas no Paraná dentre os mais de 4,5 milhões de pessoas elencadas como público-alvo. A cobertura da campanha foi de 55,96%, sendo que o necessário era de 95% deste público.

 

Segundo o Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde, o Paraná aplicou, até esta quarta-feira (16), mais de 29,8 milhões de vacinas contra a Covid-19. Além disso, o Estado também registrou 2 milhões de vacinas bivalentes.

 

O Paraná se mantém como o quinto estado com o maior número de vacinas aplicadas, atrás da Bahia com 36.147.760 doses aplicadas, Rio de Janeiro com 42.345.767, Minas Gerais com 53.276.782 e São Paulo com 131.372.463. Ao todo, o Brasil já registrou a aplicação de 522 milhões de vacinas contra a Covid-19.

 

As vacinas ofertadas na rotina pelo SUS, são:

1. BCG

2. Hepatite B

3. Pentavalente

4. Pólio inativada (VIP)

5. Rotavírus

6. Pneumo 10

7. Meningo C

8. Febre amarela

9. Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

10. Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

11. DTP

12. Hepatite A

13. Varicela *

14. Difteria e tétano adulto (dT)

15. Meningocócica ACWY

16. HPV quadrivalente

17. dTpa

18. Influenza (ofertada durante Campanha anual)

19. Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)

20. Covid-19.

113 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Ibaiti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.