Prefeito de Ibaiti Dr. Antonely, recebe na 19ª Regional de Saúde o primeiro lote das vacinas contra a Covid-19

O prefeito Dr. Antonely Carvalho e o secretário de Saúde de Ibaiti Leandro Moreira dos Reis receberam na tarde desta terça-feira (19), na 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho as primeiras doses da vacina Coronavac. Estiveram presentes ao lado do prefeito, o secretário de Administração Guilherme Augusto de Oliveira Leite, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Vanderleya da Silva Medeiros e as vacinadoras Juliane Noveli Gimenes e Alecsandra Moroz Mascarenhas. O município de Ibaiti foi o primeiro da região a retirar o lote de vacinas.

A Coronavac é a primeira vacina contra a covid-19 aprovada pela Anvisa para uso emergencial no Brasil. O imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, está sendo distribuído pelo governo do Paraná aos 399 municípios do Estado através das Regionais de Saúde.

São 375 doses entregues a Ibaiti neste primeiro lote. A primeira aplicação alcançará os profissionais que estão trabalhando na linha de frente nas unidades hospitalares de Ibaiti. São médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão em contato direto com pacientes diagnosticados com covid-19. O imunizante será aplicado em duas doses num intervalo de 15 dias.

A relação com nomes dos profissionais que participarão desta primeira etapa não foi elaborada pela Secretaria de Saúde de Ibaiti. Toda a relação com o nome e CPF do profissional foi elaborado diretamente pelo Ministério da Saúde através do Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações - SI-PNI.

O prefeito comemorou a liberação da vacina e agradeceu ao secretário estadual da Saúde Beto Preto e ao Governador Ratinho Junior pelo empenho para chegada rápida das vacinas no Paraná.

Dr. Antonely afirmou ainda que todos os esforços serão empenhados para garantir ao município mais doses da vacina para que todos os grupos prioritários sejam vacinados o mais breve possível. "Estamos em contato permanente com o secretário de Saúde Beto Preto e reforço que, assim que mais doses da vacina foram disponibilizadas para nosso município, seguiremos a vacinação aos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde", afirmou o prefeito.

Dr. Antonely também reforçou a importância de continuar com as medidas sanitárias para o enfrentamento ao coronavírus. "Peço a todos os cidadãos para que continuem respeitando as medidas de segurança. Continuem firmes na luta contra o coronavírus", concluiu.