Prefeito Dr. Antonely e Cohapar assinam Ordem de Serviço para regularização fundiária de 942 lotes em Ibaiti

Famílias ibaitienses residentes em imóveis irregulares nos bairros Bom Pastor, Jardim Nova Esperança, e Vinte e Cinco (antiga estrada de ferro), poderão obter o registro definitivo de propriedade nos próximos meses. O projeto que prevê a titulação de 942 moradias nestas localidades começou a ser executado nesta quinta-feira (19) após a assinatura da ordem de serviço, orçado em R$ 672 mil, feita pelo prefeito Dr. Antonely Carvalho e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) Nelson Cordeiro Justus em cerimônia realizada no Ginásio de Esportes Antônio dos Santos, o Petezão. Serão regularizados 107 lotes no Bairro Bom Pastor, 202 no Jardim Nova Esperança e 633 no Bairro Vinte e Cinco (antiga estrada de ferro).

O evento contou ainda com a participação do vice-prefeito Ulisses Mingote, dos vereadores Antônio Carlos da Silva, José Oscar Belão, Joel Aparecido de Azevedo, Fábio Maldonado Fadel, Vera Lucia Siqueira dos Santos e Sidinei Róbis, autoridades, servidores e comunidade.

O serviço será executado pela Formata Assessoria Urbanística e Ambiental, uma instituição especializada em regularização fundiária contratada pela Cohapar via processo licitatório. A empresa ficará responsável pelo trabalho social e cartográfico, elaboração de documentos técnicos, administrativos e jurídicos, licenciamento junto aos órgãos competentes, cadastramento dos imóveis e das famílias a serem atendidas e, por fim, registro dos imóveis regularizados em nome dos proprietários junto aos cartórios.

Quem aderir ao programa pagará vinte prestações mensais de R$ 80 pela obtenção do título definitivo de propriedade. "O financiamento só começará a ser quitado após o recebimento da documentação pelas famílias, o que acontecerá em um prazo máximo de 18 meses", explica o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus.

Durante a cerimônia o prefeito cumprimentou todas as famílias que compareceram em massa no ginásio de esportes para presenciar de perto o momento tão esperado. "Nesta tarde histórica da nossa cidade, hoje estamos assinando a Ordem de Serviço do Programa Morar legal Paraná junto com a Cohapar", disse Dr. Antonely.

Há quase trinta anos as famílias dos Bairro Bom Pastor, Jardim Nova Esperança e Vinte e Cinco buscam regularizar o título de propriedade de suas casas. Com muito esforço da atual Administração Municipal em conjunto com a Cohapar, o documento foi assinado nesta quinta-feira. "Uma luta de longa data, para as famílias que residem nesses bairros que há trinta anos buscam regularizar suas propriedades. Uma luta já travada há vários anos", falou Dr. Antonely. "Nós da administração municipal juntamente com os nove vereadores lutamos muito nesses 18 meses para que esta antiga reivindicação do nosso povo fosse atendida", comentou o prefeito.

Segundo Dr. Antonely, a Cohapar ainda poderá aditivar mais 25% das regularizações fundiárias em Ibaiti. Isto significa que nos próximos meses poderão ser quase 1150 lotes com título de propriedade regularizados para as famílias ibaitienses. "Temos total consciência da necessidade e do direito social a posse das moradias para as famílias do nosso município", falou o prefeito.

CASAS RURAIS - Além do início do trabalho de regularização fundiária, agricultores familiares residentes em condições precárias na área rural de Ibaiti receberam no mesmo dia as chaves de suas novas moradias. Foram construídas 11 casas de 47 metros quadrados cada dentro das propriedades dos pequenos produtores, que arcarão com apenas 4% do valor das obras, dividido em quatro prestações anuais de R$ 285.

De acordo com Dr. Antonely, o projeto melhora a qualidade de vida dos produtores agrícolas. "Estes agricultores vão ter uma condição de moradia mais confortável e segura para permanecerem em suas propriedades produzindo e ajudando a economia do município", concluiu o prefeito.

Edição:Gilson Sarrafho