Prefeito Dr. Antonely se reúne com vereadores e servidores municipais na Câmara Municipal para expor proposta para solução de déficit financeiro do Instituto IbaitiPrevi

 
Prefeito Dr. Antonely se reúne com vereadores e servidores municipais na Câmara Municipal para expor proposta para solução de déficit financeiro do Instituto IbaitiPrevi

O prefeito Dr. Antonely Carvalho esteve na última sexta-feira (03), na Câmara Municipal em reunião aberta com os vereadores, servidores municipais, representantes do Sindicato dos Servidores Municipais, a diretoria executiva do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ibaiti - IbaitiPrevi e o representante da empresa Actuary Soluções para Previdência com Tecnologia Inteligente. A reunião foi para tratar de assuntos relacionados ao Instituto IbaitiPrevi.

A empresa Actuary Soluções foi contratada pelo município através de processo licitatório para realizar um estudo atuarial do déficit do Instituto IbaitiPrevi em decorrência da falta de arrecadação da previdência dos servidores municipais de Ibaiti nos últimos 20 anos. A atual Administração Municipal vem realizando grandes esforços nos últimos meses para cobrir a folha de pagamento dos servidores inativos e pensionistas do município. "Uma das medidas para resolver o déficit do IbaitiPrevi foi contratar a empresa Actuary Soluções para fazer os estudos e assim podermos tomar as medidas para socorrer a previdência dos nossos servidores municipais", disse Dr. Antonely.

No início do mês de abril, o prefeito esteve em Brasília juntamente com o diretor do Instituto IbaitiPrevi, Everton Luiz Nóbile e o representante da empresa Actuary Soluções, Vinicius Alexandre Bietkoski. Na ocasião, Dr. Antonely protocolou junto à Secretaria de Previdência Social do Ministério da Fazenda um estudo atuarial realizado pela empresa Actuary Soluções para encontrar soluções para o déficit financeiro do Instituto IbaitiPrevi.

Dr. Antonely falou aos presentes na reunião na Câmara Municipal da grande preocupação da atual gestão com a Previdência Municipal e a necessidade de fazer algumas alterações no atual modelo previdenciário. O prefeito pediu para os servidores municipais participarem das próximas reuniões para entender o porquê deste déficit financeiro do Instituto IbaitiPrevi que vem de longa data e os esforços da atual administração municipal em tentar resolver os problemas.

Segundo o representante da  empresa Actuary Soluções para Previdência com Tecnologia Inteligente Vinicius Alexandre Bietkoski, os municípios brasileiros estão passando grandes dificuldades para manter as contas com a folha de servidores e em especial com a previdência, pois a massa de servidores inativos está em um crescente ano a ano, onerando cada vez mais os repasses que a prefeitura tem que fazer todos os meses para quitar o pagamento da folha dos servidores inativos.

O trabalho realizado pela empresa no Instituto IbaitiPrevi contém a análise atuarial necessária para a qualificação das obrigações previdenciárias do plano de benefícios. O representante da empresa explicou alguns pontos que poderão ser tomados para equilibrar as contas da previdência municipal.

O prefeito informou aos presentes que chegando o parecer do estudo atuarial protocolado na Secretaria de Previdência Social do Ministério da Fazenda em Brasília será dado ciência a todos das alterações propostas para o plano atual de previdência municipal. "Levamos os estudos elaborados pela empresa até Brasília e aguardamos a aprovação da Secretaria de Previdência Social do Ministério da Fazenda", completou Dr. Antonely

O prefeito também informou que será convocada uma nova reunião com os servidores para tratar das propostas de alterações da atual legislação da previdência municipal. "Toda e qualquer modificação na previdência municipal será com muito cuidado e principalmente respeitando os nossos servidores", concluiu.

Edição:Gilson Sarrafho

SERVIÇOS
DADOS DA PREFEITURA
77.008.068/0001-41
Prefeitura Municipal de Ibaiti
ENDEREÇO
Praça dos Três Poderes - Rua Vereador José de Moura Bueno, 23
CENTRO - IBAITI/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta: Manhã: 08:00 as 11:30

Tarde: 13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
transparencia@ibaiti.pr.gov.br
(43) 3546-7450