Prefeitura pede a colaboração da população para não jogar lixo e entulhos nas calçadas, ruas e áreas públicas

A Prefeitura Municipal de Ibaiti pede a colaboração da população a participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas.

Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas residências, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos para a comunidade e os próprios moradores.

A Secretaria de Obras Viação e Serviços Urbanos pede a conscientização das pessoas que ao fazerem limpeza nos quintais, poda de árvores ou reformas em suas residências devem fazer a solicitação de caçambas para armazenarem os entulhos.

O descarte destes resíduos constituídos de material de construção ou entulho de obras ou demolições, de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares não serão passíveis de recolhimento pelo serviço público de coleta domiciliar. Estes resíduos são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis e deverão ser removidos às suas expensas, de acordo com o artigo 91, incisos III e IV da Lei Complementar nº 669 de 20 de dezembro de 2011 (Código de Posturas do Município de Ibaiti).

A Secretaria de Obras orienta também, aos moradores que coloquem o lixo domiciliar nas lixeiras ou preso em grades, para que os caminhões coletores possam fazer a coleta sem deixar cair lixo no chão. Lixo esse que muitas vezes acaba sendo levado pelas chuvas, espalhando pelas calçadas e ruas ocasionando o entupimento de bueiros.

Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.

Veja algumas orientações para a população ajudar a administração pública a manter a cidade limpa:

1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

3. Coloque os sacos de lixo na frente da sua residência apenas nos dias de coleta. Caso tenha dúvidas sobre os dias e horários da coleta em seu bairro, informe-se com a empresa Transólido Transportes de Resíduos Ltda que atende em Ibaiti pelo telefone (43) 99874-9454 ou a Secretaria de Obras Viação e Serviços Urbanos pelo telefone (43) 3546-1118.

4. O material proveniente de sobras de material de construção, entulho de obras ou demolições ou mesmo uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

5. Material proveniente de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares não serão passíveis de recolhimento pelo serviço público de coleta domiciliar. Estes resíduos são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis e deverão ser removidos às suas expensas.

Edição:Gilson Sarrafho