Programa de castração de cães e gatos em Ibaiti é coordenado pela Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Ibaiti através do Departamento de Meio Ambiente está realizando o Programa Municipal de Controle Ético Populacional de Cães e Gatos. O programa realiza a castração (esterilização) dos animais gratuitamente visando o controle populacional de cães e gatos no município. A castração será ofertada em uma clínica credenciada pelo programa.

Além da castração, serão realizados exames laboratoriais e a colocação de microchips, que contribuiu para a segurança do animal e ajuda a identificá-lo com mais facilidade. O processo de esterilização será feito para cães de até 30 quilos e gatos em qualquer peso. Inicialmente serão esterilizados animais fêmeas, mas o programa também atenderá a população de animais machos.

O microchip é um dispositivo do tamanho de um grão de arroz, que é implantado sob a orelha do animal. Por meio de um leitor específico, ele apresenta o seu código, que contém informações sobre o pet, como meio de contato com o dono, raça, porte, idade, entre outros dados relevantes.

O programa de castração deverá atender, na primeira fase os animais sem proprietários abandonados nas ruas, e no segundo momento os cães e gatos de famílias de baixa renda atendidas pelos programas sociais do município. O programa conta com o apoio dos cuidadores e cuidadoras voluntários na cidade de Ibaiti.

Antes do procedimento cirúrgico (a castração de fêmeas consiste na remoção dos ovários e útero), o animal passará por exames laboratoriais que indicará se ele está apto ou não a fazer o procedimento.

Estando apto a esterilização será realizada. Em caso de inaptidão, o Departamento de Meio Ambiente entrará em contato com o dono do animal informando sobre o estado de saúde do bichinho, e recomendando tratamentos para possíveis anomalias como anemias, verminose etc.

Castração

Entre cães e gatos, as fêmeas se destacam com grandes vantagens ao passar pela castração, já que o processo acaba com os riscos da piometra (inflamação grave no útero que pode ser fatal) e de que sofram com uma gravidez psicológica, além de diminuir em até 90% as chances de que desenvolvam o câncer de mama.

Evitando a reprodução de cães e gatos, a castração é fundamental para diminuir o número de animais nas ruas da cidade, levando em conta o fato de que boa parte dos abandonos de pets nos dias de hoje ocorre em função do nascimento não planejado de filhotes.

O Programa Municipal de Controle Ético Populacional de Cães e Gatos de Ibaiti realizará somente a castração de cães e gatos. Não serão esterilizadas outras especiais de animais e também não serão aceitos animais com doenças e lesões para serem realizados tratamento veterinário.

O Programa Municipal de Controle Ético Populacional de Cães e Gatos de Ibaiti teve início no mês de outubro do ano passado. 47 animais já passaram por cirurgiãs de esterilização.