Projeto Jovem Fruticultor realiza Dia de Campo no distrito de Euzébio de Oliveira e alunos visitam plantação de abacaxi e maracujá

A Prefeitura de Ibaiti através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER e o Núcleo Regional de Educação de Ibaiti promoveram na última quinta-feira (18), o 'Dia de Campo', em uma propriedade rural no Banco da Terra - Asafra no bairro Laranjal, Distrito de Euzébio de Oliveira.

O evento aconteceu na propriedade do Sr. Carlos Roberto Dias e contou com a presença da família do produtor rural, de diretores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo, representantes da EMATER, vereadores, produtores rurais, professores e jovens alunos do ensino médio da rede estadual de ensino residentes em propriedades rurais.

Foram realizadas três oficinas ministradas por técnicos da EMATER onde os participantes puderam observar e apreender sobre o plantio de maracujá, abacaxi e produção leiteira em propriedade familiar desenvolvidos pelo jovem Eduardo Roberto Dias, filho do proprietário do sítio, participante do Projeto Jovem Fruticultor. Na propriedade do Sr. Carlos Roberto Dias foram plantados 2.500 mudas de abacaxi e 400 mudas de maracujá.

O Projeto Jovem Fruticultor é uma parceria entre a Prefeitura de Ibaiti a EMATER e o Núcleo Regional de Educação com o objetivo de incentivar projetos voltados aos jovens agricultores, com apoio na diversificação e suas propriedades rurais, tendo como alternativa o cultivo de fruticultura: abacaxi e maracujá para incrementação de renda familiar, motivando o trabalho dos jovens junto a propriedade rural.

A Prefeitura de Ibaiti entrou com recursos financeiros e apoio técnico através da EMATER com a realização de visitas técnicas e o Núcleo Regional de Educação nos trabalhos com a parte teórica e apoio nos cursos.

O Projeto Jovem Fruticultor em Ibaiti conta com jovens produtores nos bairros Laranjal, São Roque do Pico, Campinho, Patrimônio do Café e Amora Preta.

O Município de Ibaiti custeou 10.000 mudas de abacaxi, palanques em madeira tratada, arames, adubos e insumos agrícolas, transportes das mudas de abacaxi e maracujá.

Os jovens realizaram o preparo do solo, construção dos canteiros, análise do solo, aplicação quando necessário de inseticidas e fungicidas, mão-de-obra, manejo da lavoura, aplicação de agrotóxicos, irrigação, e posterior colheita e comercialização.

Edição:Gilson Sarrafho