Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti alerta sobre Febre Amarela

 
Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti alerta sobre Febre Amarela

A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaiti emitiu uma nota de alerta sobre a FEBRE AMARELA.

Considerando:

- A maior epidemia de Febre Amarela Silvestre ocorrida no Brasil, em que no último período epidemiológico (julho 2017 a junho 2018) foram notificados 7518 casos humanos, com 1376 casos humanos confirmados, havendo 483 óbitos (letalidade 35,1%), sendo 99,9% na região Sudeste.

- A proximidade e contiguidade da Mata Atlântica de nosso Estado com São Paulo, local já considerado endêmico para febre amarela por alguns especialistas na área.

- A recomendação do Ministério da Saúde de ampliação das áreas com recomendação de vacinação (ACRV) contra febre amarela incluindo todo o Estado do Paraná desde julho de 2018. - O período de sazonalidade da doença: dezembro a maio.

- O objetivo de detectar oportunamente a circulação viral para orientar as medidas de controle e impedir a transmissão urbana da Febre Amarela.

Os Setores de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, através da Secretaria de Saúde de Ibaiti e 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho pedem a colaboração da população da zona rural no sentido de que se encontrarem macacos mortos, doentes ou ossadas em uma determinada região que seja comunicada as Vigilâncias imediatamente, através dos telefones 3546-7400 ou 3546-7424.

Jamais tentar pegar ou se aproximar do animal, uma equipe se deslocará até o local para fazer o recolhimento.

Na zona rural, a doença é transmitida por dois tipos de mosquitos, Haemagogus e Sabethes. Eles são infectados picando animais infectados, principalmente macacos, e podem transmitir para pessoas que não tenham sido vacinadas. No ambiente urbano, a doença pode ser transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue, zika e chikungunya.

IMPORTANTÍSSIMO - QUESTÃO VACINA

Solicitamos ainda, que todas as pessoas devem verificar suas carteiras de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde mais próxima, pois quem não esteja com o esquema completo deverá atualizar, pois a Secretaria possui a vacina e quem está com o esquema completo não precisa vacinar. Mas é necessário verificar isso junto as Salas de vacina do município, com a máxima Urgência.

Aqueles que vão para área rural (trabalho, caça ou pesca) se não estiver imunizado, tem que se imunizar com pelo menos 10 dias de antecedência. Atenção as populações com maior risco de exposição (área rural, silvestre, agricultores, extrativistas e outros que adentram áreas de mata, pessoas que fazem turismo 'ecológico' ou 'rural');

SERVIÇOS
DADOS DA PREFEITURA
77.008.068/0001-41
Prefeitura Municipal de Ibaiti
ENDEREÇO
Praça dos Três Poderes - Rua Vereador José de Moura Bueno, 23
CENTRO - IBAITI/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta: Manhã: 08:00 as 11:30

Tarde: 13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
transparencia@ibaiti.pr.gov.br
(43) 3546-7450